Texto de Silvia Amélia, uma Jornalista da qual sou fã.

Eu queria falar pras meninas adolescentes que vocês não precisam ser uma bocó pra ter um relacionamento feliz. Muito antes pelo contrário. 
Vocês não precisam incorporar "a princesa". Por favor, não façam mais isso, queridas, é muito cafona. E, pior, é muito perigoso!

Você, querida adolescente, não deveria se fingir de burra (sim, ainda vejo tantas que fazem isso!). Ah, e você não ganha nada se reprimindo sexualmente. Se um homem valorizar você justamente por você ser virgem ou "pouco rodada" fuja desse imbecil.

Você também, por outro lado, não precisa transar para segurar namorado se não se sente preparada. Não faça o que não está a fim!
O seu corpo é seu e só você manda nele.

Ah, você também não tem que aguentar chifre porque "homens são assim mesmo". Num relacionamento as regras (sejam lá quais forem) devem valer para os dois.

JAMAIS esconda suas próprias opniões para não parecer agressiva. Ter opinião não deveria agredir ninguém. O que é violento é se submeter, se calar para não parecer desagradável. E nunca deixe de pensar sobre tudo e formar suas próprias opiniões!

Moçoilas, não esperem por um homem que vai salvar a sua vida e garantir sua felicidade!!! E, não, não estou falando para desistir de encontrar alguém. Só que isso não deveria ser o seu principal objetivo de vida. Olha, não vale mesmo a pena se desdobrar para ser aceita.

Eu sei que o discurso machista que está em todo lugar (dentro de casa, na escola, na igreja e na internet) diz que nenhum cara vai te tratar bem se você se comportar assim de forma tão livre. Que seremos punidas com desprezo eterno por todos os homi do mundo se agirmos de acordo com nossa própria vontade. Mas é mentira. Você apenas será salva de boas enrascadas se pensar pela sua própria cabeça.

A liberdade é o único caminho para uma vida de verdade, com alegrias e angústias, porque nem tudo é cor de rosa. Ah, como eu queria dizer a todas as adolescentes para elas serem as protagonistas de suas vidas. Para se permitirem sonhar alto! Para acreditarem em sua força e capacidade de se virar sozinhas!

Quando a gente assume a tarefa de cuidar de nós mesmas, o amor vem de uma forma linda, existe troca de coisas boas, de cuidados, muitas conversas sobre opiniões às vezes divergentes. A gente cresce junto!

Meninas, não temos que nos encaixar nesse papel da mulher-exemplar tão propagado! Vocês não "têm que" nada só por serem mulheres. Prestem atenção nas suas vontades, não deixem ninguém decidir NADA por vocês.

São coisas tão óbvias o que eu estou dizendo, eu sei. Mas senti uma urgência de dizer a cada menina e adolescente a maior das obviedades: você é dona da sua vida, a única dona de sua vida!


Por Sílvia Amélia - Jornalista.


Visitem: facebook.com/PaginaDeDelicadezas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um homem raro de se encontrar pensa isso das mulheres! =)

Eu quero!

Pensando nos meus amigos...